22/08/2023



Educação

Termina hoje prazo para inscrição no Prouni

ermina hoje (17) às 23h59 o prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos(ProUni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. Nesta primeira edição do ano são ofertadas 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais.

Até as 18h de ontem (16), o programa registrou pouco mais de 1 milhão de candidatos inscritos. Pode participar da seleção o estudante que tenha feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação e precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada. No momento da inscrição, o estudante pode fazer até duas opções de curso.

Os cursos com maior oferta de vagas são administração (21.252), pedagogia (14.773), direito (13.794) e ciências contábeis (10.883). O estado de São Paulo é o que tem o maior número de vagas disponíveis no ProUni – 64,3 mil -, seguido de Minas Gerais, com 19,5 mil, e o Paraná, com 16,5 mil.

As bolsas integrais do ProUni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

A primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 20 de janeiro e a segunda no dia 3 de fevereiro. O candidato que não for pré-selecionado em nenhuma das duas chamadas pode participar da lista de espera. Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista. Agora, o estudante terá de manifestar interesse, pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar, com os documentos necessários.

 

Com EBC

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo