Quem mora em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul ou Distrito Federal, pode começar a se despedir do horário de verão. Em vigor desde outubro do ano passado, ele chega ao fim daqui a exatamente um mês.
Na noite de sábado (15/02) para domingo (16/02), todos os relógios devem ser atrasados em 1 hora. E aquela horinha perdida quando adiantamos os relógios, dia 19 de outubro, será, enfim, recuperada.
A medida é adotada anualmente desde 1985. Ela foi criada para haver um maior aproveitamento da luz solar e evitar a necessidade de mais investimentos em geração e transmissão de energia. Ou seja, no fim do período do horário de verão pode-se contabilizar uma grande economia de energia.
Na Câmara dos Deputados, três projetos pretendem abolir o horário de verão do Brasil. A justificativa apresentada é que os benefícios com a redução da carga máxima de energia elétrica em horário de pico não atingem a maior parte dos cidadãos, enquanto que os prejuízos à saúde e à segurança pública afetam principalmente pessoas que precisam acordar cedo e ir à escola ou ao trabalho enquanto as ruas ainda estão escuras.
Fonte: Agência Brasil