22/08/2023
Saúde

Caputo anucia construção de dez leitos de UTI em União da Vitória

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, anunciou o repasse de R$ 900 mil para a construção da nova ala de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional em União da Vitória. O novo espaço, anunciado na sexta-feira (17) terá dez leitos de UTI adulto, sendo três específicos de isolamento.

Caputo Neto explica que os novos leitos servirão de retaguarda para a Rede Paraná Urgência na região Centro-Sul, atendendo aos casos mais graves. “Hoje a unidade opera com seis leitos de UTI à disposição do SUS. Para ampliarmos a capacidade do hospital, vamos ter que construir uma nova ala”, disse ele.

Além do Hospital Regional, o Hospital da Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), também recebe apoio do Governo do Estado para ser referência de atendimento regional. Ambos fazem parte do programa HospSUS, que destina recursos para custeio e investimentos para hospitais públicos e filantrópicos do Paraná.

O Hospital da APMI atende gestantes de alto risco pela Rede Mãe Paranaense. Para melhorar a qualidade do atendimento em sua UTI Neonatal, a unidade recebeu três respiradores no valor total de R$ 120 mil do Governo do Estado.

Para o diretor da 6ª Regional de Saúde, Ary Carneiro Júnior, o fortalecimento do pré-natal, através da parceria com os municípios, e a qualificação das referências hospitalares já está se refletindo na redução da mortalidade materna e infantil na região. “Estamos alcançando índices importantes e isso tudo se deve à organização de uma rede de atenção materno-infantil de qualidade, que atende mães e bebês durante todas as fases da gestação”, disse.

 

Via AEN

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.