O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, participou de encontro na manhã desta terça feira (21) em Guarapuava anunciou uma série de ações para melhorar o atendimento em saúde na região. 14 municípios aderiram ao programa Telessaúde e receberam equipamentos de conexão imagem e som. Além de prefeitos e secretários municipais de saúde, prestigiaram o evento o chefe da 5a Regional de Saúde, Vinicius Traiano, o deputado estadual Bernardo Carli e o diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde Renê José Moreira dos Santos.
Segundo Caputo Neto, a região esteve por muito tempo esquecida pelo Governo do Estado e nos últimos três anos está recebendo a atenção que merece, com o maior volume de investimentos já realizados na história. “Estamos organizando todo o atendimento nesta região, com investimentos em unidades de saúde, hospitais, aquisição de novas ambulâncias e destinação de recursos para apoiar as ações dos municípios”. Caputo lembrou que antes do Governo Beto Richa, o último investimento do Estado tinha sido o Hemonúcleo ainda na gestão do ex governador Jaime Lerner. "No nosso governo Guarapuavan ganhou a Farmácia do Paraná, 50 leitos, equipamentos diversos. Vamos licitar o centro de Especialidades e o Hospital Regional; descentralziamos exames, implantamos o Banco de Leite, entre outros investimentos".
Os equipamentos do Telessaúde disponibilizados nesta terça serão instalados em unidades básicas Os computadores, webcams, câmeras digitais, headphones e microfones permitem o acesso dos profissionais de saúde ao serviço de consultoria técnica ou segunda opinião prestado pela Universidade Federal do Paraná. Alguns kits incluem ainda eletrocardiógrafos para a realização de exames de coração.
O prefeito de Foz do Jordão, Neri Quatrin, disse que o Telessaúde vai melhorar a capacidade de diagnóstico de doenças, pois os profissionais das unidades terão a possibilidade de debater casos clínicos com especialistas de Curitiba. “Sempre priorizamos a saúde em nosso município e agora esses dois kits farão a diferença no atendimento na cidade e no interior".