O reconhecimento do município de Pitanga como microterritório regional é um dos maiores desafios enfrentados pelo prefeito Altair Zampier. Com 32.846 habitantes e 70 anos comemorados nesta terça feira (28), o município é sede da Região Centro do Paraná composta por nove municípios, o equivalente a um universo de cerca de 135 mil habitantes. A criação do microterritório com lei sancionada pelo ex-governador Orlando Pessuti ocorreu ainda em 2010, sem qualquer avanço a partir de então.
Com esse histórico, Pitanga há anos luta pela transformação do campus avançado da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste) em campus universitário, segundo observou Zampier. “Além de desonerar os cofres públicos em R$ 700 mil que são os gastos anuais com o campus, ainda a comunidade acadêmica terá mais oferta de cursos”. Uma vez sendo campus universitário as despesas serão absorvidas pela própria Unicentro.
A falta de escritórios regionais dos órgãos do governo também está na pauta das reivindicações. Mas é a infraestrutura precária que mais afeta o desenvolvimento regional. “Estamos atrasados há décadas, pois não temos ligações asfálticas entre os municípios. Convivemos com o pó e com o barro. Isso é um atraso para uma região rica em produtividade do agronegócio”.
De acordo com Zampier, tudo isso é provocado pela falta de vontade política do Governo do Estado e, principalmente, pelas más condições financeiras enfrentadas pelo governador Beto Richa. “Um governo que precisa emprestar dinheiro para pagar o 13º salário dos funcionários é porque não tem dinheiro”.