22/08/2023
Cotidiano

Dias abafados e calor intenso surpreendem guarapuavanos

imagem-65950

Olga Ducat, 84 anos, sempre viveu em Guarapuava e não se recorda de ter sofrido tanto com o calor como neste verão. Recorda-se de andar a cavalo pelos campos onde hoje está localizada a Lagoa das Lágrimas. “Eram outros tempos onde valorizavamos cada pedaço de área verde, onde não convivíamos com este número absurdo de carros que só poluem e nos tiram o ar. Este caos, este calor, tudo fruto de nosso desequilíbrio”, comenta. Acompanhada de sua sombrinha, se protegia do sol para poder chegar ao consultório médico para uma consulta de rotina, quando foi abordada pela equipe da Rede Sul de Notícias.

 

Os termômetros marcam na tarde desta terça feira (28) mais de 30°C e a sensação térmica segundo o Simepar está próxima de 1.6 da máxima prevista para hoje, 30°C.

 

E é para evitar a forte intensidade dos raios solares que o morador de Laranjeiras do Sul, Lorenço Araújo, 35 anos, que veio a Guarapuava para trazer o pai a uma consulta no Hospital São Vicente de Paulo, optou pela sombra da Lagoa das Lágrimas. “Correr para uma sombra é o único jeito de amenizar o calorão. E Laranjeiras não tá diferente, acho que é no Paraná todo”.

 

As crianças que participam da Colônia de Férias no Sesc estão tendo atividades em lugares cobertos, justamente para protegê-las do intenso calor, segundo a coordenadora Janete de Almeida. “Não é possível expô-los por mais que eles peçam muito. Só podemos realizar atividades externas depois do lanche, mas para o final da tarde, quando o sol está mais ameno. Estamos a todo momento disponibilizando muito água para que se mantenham hidratados”.

 

Para o assistente de serviços gerais Márcio Colaço, 33 anos e seu colega Sidnei José Beraldo, 25, que trabalham no sol durante o dia todo trocando publicidades nos outdoors pela cidade, no final do dia é que o corpo demonstra o cansaço de um dia inteiro exposto a altas temperaturas. “Temos mais de 3 litros de água no carro e as vezes é pouco. Só assim para tentarmos amenizar um pouco este mal estar que o calor intenso ocassiona”.

Sidnei faz uso de um boné com proteção na nuca como prevenção de queimaduras solares.

Segundo dados da Simepar os dias quentes devem continuar até a próxima semana.

 

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.