22/08/2023



Política

Em busca de espaço, partidos anunciam pré candidaturas em Guarapuava

Se tudo não passar de “balão de ensaio” Guarapuava poderá ter uma divisão de votos entre, no mínimo, seis candidatos a deputado estadual. Esse é o cenário delineado até esta semana quando três partidos da base política do prefeito Cesar Silvestri Filho anunciaram que terão candidaturas próprias. Estas se somarão à candidatura já certa do deputado estadual Artagão Junior (PMDB), ao possível candidato Cezar Silvestri (PPS).

A dúvida fica por conta do “ninho tucano” abalado com uma nova denúncia feita pelo Ministério Público ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) contra o deputado Bernardo Carli que alça voos na região.  Com duas ações em trâmite como rescaldo da última campanha eleitoral, o parlamentar poderá ficar inelegível.

Nas hostes petistas é dada como certa a candidatura do médico e ex-vereador Antenor Gomes Lima, embora paire dúvida se o PT prefere tê-lo como postulante à Câmara Federal ou à Assembleia Legislativa do Paraná.

A novidade da semana, porém, está  patrocinada pelo PSD, PHS e Solidariedade. O PSD anunciou a “dobradinha” Edony Kluber e Celso Góes, a federal e estadual, respectivamente. Embora o ex-ouvidor do município Claudio Andrade tenha assegurado que o PHS tem como alvo a capital brasileira com o nome do empresário Julio Agner e que apoiaria o candidato a estadual que fosse indicado pelo prefeito Cesar Filho, o presidente do partido David Matos  teve outro discurso na imprensa guarapuavana ao dizer que o partido também apostará numa das vagas da Assembleia. Os nomes cogitados são o da socióloga Maria Magdalena Nerone e do empresário Valdir Grígolo.

O recém formado Solidariedade, que empossa o vereador Elias Rodovanski como presidente da Comissão Provisória, na noite desta sexta feira (30), também anuncia que terá candidato a deputado estadual. A incógnita está no PPS, partido do prefeito, que ainda não se  manifestou quanto à possível candidatura de Cezar Silvestri de volta à Assembleia Legislativa. Uma vez confirmada, os demais partidos da base devem recuar as pré-candidaturas.
 
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo