Um total de R$ 2, 2 milhões com o maior volume de recursos do município e parte do Governo Federal é o que está sendo investido em Guarapuava na ampliação e reformas de 12 unidades básicas de saúde (UBS). A informação foi dada pelo secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão à Rede Sul de Noticias, na tarde desta sexta feira (31), durante a visita a três das unidades. O prefeito Cesar Silvestri Filho e o secretário de Habitação e Obras Flavio Alexandre participaram das visitas.
Para recuperar a estrutura física da rede municipal de saúde, cujas unidades estavam em precárias condições de atendimento a administração municipal investe em melhorias de espaço. Ampliação das salas de curativos, recepção, consultórios, sanitários ganham novo visual. “As pessoas chegam fragilizadas aos postos de saúde e precisam estar num ambiente agradável e com atendimento à altura”, observou o prefeito. Em cada local, Cesar Filho conversou com quem aguardava ser atendido e com funcionários.
Durante as visitas, ficou constatado que, embora as obras estejam sendo executadas a todo o vapor, em nenhum dos postos o atendimento é prejudicado. De acordo com a técnica de enfermagem Janete Macarroni que atua na unidade do Residencial 2000, o atendimento que chega a cerca de 120 por dia não sofreu nenhum tipo de alteração. “Estamos atendendo normalmente”, diz.
Para o usuário da saúde pública municipal, Roberto Silva, 56 anos, a reforma só traz benefícios. “Com mais estrutura o atendimento ainda fica melhor. Somos sempre muito bem atendidos pela equipe”, afirmou.
Na área mais central da cidade, no Loteamento Adão Kaminski, onde são atendidos diariamente cerca de 150 pacientes o cotidiano segue normalmente, segundo a enfermeira Keli Edling.