22/08/2023
Educação

Matrículas na Educação de Jovens e Adultos são prorrogadas para 28 de fevereiro

A Secretaria de Estado da Educação ampliou para 28 de fevereiro o prazo para matrículas de novos alunos na Educação de Jovens e Adultos. O prazo se encerrava na sexta feira (07). Alunos do ano anterior têm vaga garantida. 

Durante 2014 serão quatro etapas para matrículas na EJA: janeiro/fevereiro, abril/maio, julho/agosto e outubro/novembro. O prazo foi solicitado por diretores de Centros Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEBJAs) e coordenadores de EJA dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná. 

“Entendemos realmente que nesse primeiro período das matrículas as escolas estão em fase de organização para volta às aulas e precisavam mesmo de mais tempo para se adequar ao primeiro prazo da nova instrução”, disse a superintendente de Educação, Eliane Rocha. 

As matrículas para 2014 podem ser feitas em qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro. Confira aqui a lista de unidades da EJA e CEEBJAs no Paraná. 

A EJA atende alunos acima de 15 anos que querem voltar à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. 

O aluno recebe o material de ensino e passa por avaliação com um pedagogo, que vai indicar a forma de escolarização conforme o perfil do estudante. A escolarização pode ser na forma coletiva, onde o aluno tem dias certos e frequência a cumprir. Na forma individual, o aluno cumpre a carga horária da disciplina de acordo com a oferta da escola. O aluno EJA também pode escolher fazer uma única disciplina ou quatro. 

A instrução estabeleceu quatro prazos de matrículas durante o ano: 13 de janeiro a 7 fevereiro, 14 de abril a 9 de maio, 7 de julho a 1 de agosto, 6 de outubro a 7 de novembro. A prorrogação do prazo vale para a primeira etapa. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.