Mais de 100 mil profissionais, entre professores, pedagogos, gestores e agentes educacionais da rede estadual de educação do Paraná participam, de 3 a 7 de fevereiro, da Semana Pedagógica. O tema deste ano é “Repensar o Currículo na Perspectiva dos Sujeitos da Escola e da Prática Pedagógica”.
Nesta edição, além de orientações para a organização do trabalho docente, serão analisados indicadores de qualidade da Educação e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep).
Neste ano, a Secretaria de Educação do Paraná inovou na Semana Pedagógica. Além de fazer o atendimento online com um representante de cada departamento que responde dúvidas enviadas pelas escolas, haverá ainda, ao final dos três primeiros dias de encontro, a Escola Interativa, que será transmitida via web para todas as escolas da rede. Com essas tecnologias será possível receber sugestões ou experiências enviadas pelos participantes.
Nesta segunda feira (03), primeiro dia da Semana Pedagógica, o tema abordado foi sobre os indicadores de qualidade da educação. Na terça feira (04), o tema será os sujeitos da educação e na quarta, o plano de trabalho docente.
INDICADORES
Quatro dos indicadores serão analisados pela comunidade escolar: gestão escolar democrática, avaliação, prática pedagógica, e acesso, permanência e sucesso na escola. “O diagnóstico da realidade de cada escola facilita o planejamento do trabalho. Primeiro serão trabalhados os indicadores, e nas duas primeiras semanas de aula, o mesmo trabalho será aplicado com os alunos, representados pelo Grêmio Estudantil, e pela Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF)” disse o diretor de Políticas e Programas Educacionais, Eziquiel Menta.
Para a professora de Artes, Eliane Boff, do Colégio Estadual Polivalente, em Curitiba, a Semana Pedagógica é um momento de preparação, quando é possível rever as dificuldades enfrentadas no ano anterior e conversar com professores de outras áreas do conhecimento para pensar um trabalho multidisciplinar. “Este vai ser um ano desafiante, pois teremos de trabalhar de forma integrada assuntos referentes à Copa do Mundo, por exemplo. Daí a importância de um bom planejamento das atividades a serem realizadas”, afirmou.
O professor de Filosofia, Alessandro Reina, e a coordenadora do curso de Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, Maira Vasselai, também concordam que os profissionais têm de estar bem orientados para que as atividades pedagógicas sejam realizadas de acordo com as políticas tanto do Estado como da instituição de ensino. “É muito importante a integração dos profissionais da escola para desenvolverem o planejamento das atividades, principalmente por este ser um ano atípico, que possibilita realizar um excelente trabalho com os alunos”, enfatizou Maira.
“É sempre importante discutir questões para a formação continuada dos professores, além do repasse de informações indispensáveis para o bom desenvolvimento do trabalho pedagógico”, ressaltou a pedagoga do Colégio Estadual Victor do Amaral.