22/08/2023


Geral

Lugar com muita bagunça pede um ´personal organizer´

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Tirar tudo do lugar para poder organizar a bagunça que vai sendo acumulada com o tempo não é uma tarefa fácil. Exige paciência, agilidade e principalmente técnica. Se a sua casa está de pernas para o ar, a solução é contratar um personal organizer que vai ajudar nesta árdua tarefa. Este profissional deixará tudo no lugar e dará dicas de como manter os ambientes em ordem. 

O primeiro passo é abrir gavetas e portas dos armários, pegar as peças, avaliar se realmente são úteis e encaminhar para doação, conserto ou lixo. ''O descarte é praticamente inevitável. Nessa hora o cliente tem que definir o que realmente é importante, mas muitas pessoas têm dificuldade com isso'', conta o personal organizer Gabriel Castro Dale Tese, 21 anos,  que começou a oferecer o serviço residencial em Guarapuava. ''Quanto maior for o espaço, mais ele será ocupado por coisas desnecessárias'', acrescenta. Durante a organização, o profissional orienta o que deve ser jogado fora, mas a decisão final é sempre do cliente. 

As cestinhas são ótimas para ajudar a manter a organização nesses ambientes. Elas também podem acomodar alimentos na dispensa (como farinhas e fubá na mesma cesta) e também ao servir os temperos à mesa (vinagre, óleo, azeite, sal). No caso das roupas, além de dobrá-las da maneira correta a fim de ocupar menos espaço e auxiliar no cotidiano, Gabriel orienta o cliente visando auxiliar na continuidade da organização. 

Os encargos desse trabalho podem ser cobrados por hora, cômodo ou projeto, que é o mais utilizado e custa a partir de R$ 100. ''Tudo depende da bagunça". Previamente é realizada uma visita para conhecer o cotidiano e as necessidades do cliente pois ''o tamanho do espaço não determina o seu grau de complexidade''. 

Por conta da correria diária, a professora Valéria Martins Souza não tem tempo de organizar o seu apartamento. Há cerca de três meses resolveu contratar os serviços de um personal organizer para ''por ordem na casa'' e ficou muito satisfeita com o resultado. ''Consegui conservar quase tudo arrumado, exceto o guarda-roupa porque tenho mais peças do que espaço'', conta. 

A organização da casa de  Valéria demandou quatro dias de trabalho, mas ''valeu a pena porque o personal deu um jeito em todos os cômodos e móveis, deixando tudo da maneira mais prática para usar no dia a dia''. O serviço custou aproximadamente R$ 60 ao dia incluindo arrumação de roupas pessoais, de cama, mesa e banho, armários de banheiro e cozinha e tudo mais que precisava de um toque profissional. ''Como meu apartamento tem muita umidade, ele colocou até sachês de giz nos guarda-roupas'', conta. 

Para marcar um horário o interessado deve entrar em contato com o personal organizer Gabriel Castro Dale Tese pelo telefone (42) 9959-1887. 

 

Cristina Esteche

Jornalista

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