22/08/2023
Geral

Estado libera licença ambiental para obras no aeroporto de Guarapuava

imagem-66666

O Governo do Paraná deu a autorização ambiental para as obras de ampliação de três aeroportos no interior do Estado: Guarapuava, Pato Branco e Toledo. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) licenciou os três locais, atendendo pedido do Banco do Brasil, que é o agente financiador e que priorizou estes três aeroportos. Além disto, o Paraná está aguardando repasse dos recursos do governo federal para a construção do terminal de Cascavel, que deve começar ainda neste mês.

“O Estado está fazendo a sua parte e agilizando os processos para a viabilização dos investimentos federais, que irão permitir a melhoria da infraestrutura aeroviária do Estado”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Estes investimentos da União se somarão aos recursos estaduais, que até dezembro de 2014 ultrapassarão a R$ 50 milhões aplicados em aeroportos municipais”, afirmou o secretário 

No Instituto Ambiental do Paraná, os processos de análise dos pedidos ambientais demoraram dois meses. Os técnicos do IAP trabalharam para atender a demanda do Banco do Brasil, evitando atrasos nos cronogramas para construção dos terminais e melhorias de pistas. "O IAP trabalhou rápido para emitir as licenças ambientais, pois esta é uma exigência para liberação do recurso. Tudo foi feito de forma técnica e rápida para que todas as exigências legais fossem cumpridas e o meio ambiente respeitado", disse o presidente IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

Além destes aeroportos, há outros pedidos ambientais que estão sendo avaliados pelo IAP, conforme cronograma definido com o Banco do Brasil. A Secretaria de Infraestrutura também está dando suporte técnico ao BB, inclusive na avaliação de inventários e também na ajuda em desapropriações.

A liberação para as obras de ampliação no aeroporto Tancredo Tomas de Faria é mais um passo para que Guarapuava volte a receber vôos comerciais.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.