22/08/2023


Geral

Guarapuava poderá ter uma cooperativa florestal para atender produtores

A criação de uma cooperativa florestal na região será tema de uma reunião no Sindicato Rural de Guarapuava nesta sexta feira (14). O encontro será realizado a partir das 09h00, na Sala de Cursos do Sindicato. O tema começou a ser discutido no ano passado, através de uma demanda de produtores de madeira.

O Sindicato desde então, vem apoiando esta iniciativa, proporcionando condições para que os interessados possam realizar os debates necessários. A discussão iniciou no dia 24 de abril de 2013, no 1º módulo do Programa de Desenvolvimento Florestal. Na ocasião, palestrantes da consultoria Unisafe detalharam a comercialização no segmento e incentivaram a discussão em torno da criação de uma cooperativa de produtores de madeira, como caminho para chegar às empresas que compram madeira.

No dia 24 de julho, o Sindicato Rural realizou uma reunião com produtores rurais, representantes da Ocepar, das cooperativas Agrária, Coamo e Sicredi, dirigentes do Sindicato e com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur. O encontro teve como intenção proporcionar aos interessados um momento para se conhecer melhor o funcionamento do cooperativismo.

Ainda como forma de incentivo, no 2º Dia de Campo Florestal (realizado no dia 8 de outubro de 2013), o Sindicato Rural trouxe o engenheiro agrônomo Gilberto Goellner, presidente da Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia do Mato Grosso (Cooperflora) para realizar a palestra “Cooperativismo florestal, uma experiência de sucesso”. Goellner abordou a trajetória da cooperativa, aprofundando uma visão sobre os desafios e as oportunidades deste segmento.

Todos os interessados no assunto estão convidados a participar da reunião. Mais informações pelo telefone 3623-1115.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo