O horário de verão de 2013/2014 termina neste sábado (15), com uma redução de 4% sobre demanda a energia exigida no sistema da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A redução se refere ao período entre 20 de outubro e 15 de fevereiro, nos horários de pico: entre 19h00 e 22h00.
O balanço foi divulgado nesta quinta feira (14), na Agência Estadual de Notícias (AEN). Nesta edição do horário brasileiro de verão, a 39ª, houve 119 dias em que o relógio ficou adiantado em uma hora em relação ao fuso-horário natural de Brasília. A partir da meia-noite deste sábado (15), os relógios deverão ser atrasados em uma hora, e horário volta ao normal.
Na nota em que divulga o balanço, a Copel informa que o horário de verão não serve para “economizar” energia. Conforme o documento, “sua principal finalidade é aliviar a carga sobre o sistema elétrico.” Nas contas da empresa, durante o horário de maior demanda, foram retirados 220 megawatts de potência da rede da companhia. Isso é o equivalente à demanda máxima de uma cidade do tamanho de Maringá, que tem 385 mil habitantes.
ABRANGÊNCIA
Neste ano, dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal, aderiram ao horário de verão. O balanço nacional da redução na demanda por energia deve ser divulgado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) nos próximos dias.