22/08/2023



Esportes

Charles, o gringo do futebol de Laranjeiras

imagem-66939

Charles Gbeke nasceu na Costa do Marfim, mas percorreu o mundo com uma bola de futebol. Como jogador passou por times da França, Brasil, Estados Unidos e China, mas foi no Canadá que encontrou o ápice de sua carreira. Com boas passagens pelo Montreal Impact, Vancouver Whitecaps , Otawa Wizards e Toronto Lynx, Charles foi convocado para a Seleção Canadense.

Em 2010, o atleta pendurou as chuteiras e Charles desembarcou no Brasil, mas especificamente em Laranjeiras do Sul.  Segundo o ex-jogador foi a sua esposa, natural da cidade, que o convenceu a vir morar em Laranjeiras.

Na cidade, Charles começou a dar aulas particulares de futebol, mas percebeu que muitas crianças gostariam de ter aulas, mas não conseguiam pagar. Por isso Gbeke criou a BK Football Academy, onde há um projeto social com aulas de futebol gratuitas para crianças.

De acordo com Gbeke, o projeto tem como objetivo estimular o esporte nas crianças e dar oportunidade a elas.  Ainda segundo o ex- atleta o próximo passo é passar a dar também  aulas de inglês para as crianças para que as mesmas possam tentar vagas nas universidades americanas e no futebol universitário dos Estados Unidos. “Hoje eu falo cinco línguas graças ao futebol. Gostaria que essas crianças também pudessem ter isso, falar inglês estudar numa faculdade dos EUA. Eles estão atrás de talentos no futebol, mas o pessoal daqui ainda não tem as notas necessárias nem o inglês para entrar em uma dessas universidades” explicou .

Para alcançar esse objetivo, Charles planeja aumentar as instalações do BK. De acordo com ele, um terreno já foi comprado para a construção de um centro de treinamento, que seria referencia para todo o estado. O sonho, contudo, esbarra na falta de dinheiro. “Hoje a BK tem um custo de 10 mil reais mensais e arrecada quatro, o restante sou eu que banco” revela.

A esperança de dias melhores está depositada na ONG Associação Futuro Cidadão, que angaria fundos para o projeto social, e também nos bons resultados dos participantes do projeto, como os jovens Ronaldinho e Lucas, que em breve farão testes no Otawa Wizards e Seattle Sounders. “ Acredito que muitas autoridades dos municípios da região ainda não acreditem no projeto e por isso não nos apóiam. Quem sabe depois desses jovens a história seja diferente”.

 

Foto: BigSoccer

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo