22/08/2023
Cotidiano

Travessias elevadas dividem opiniões de guarapuavanos

imagem-67237

As travessias elevadas, implantadas no começo do mês em trechos de Guarapuava, não foram o suficiente para conscientizar os motoristas a diminuírem a velocidade para travessias de pedestres em Guarapuava.

Comerciantes da Rua Capitão Rocha, no Centro, alegam que os carros sequer diminuem a velocidade para cruzar as passagens elevadas. “Acho que elas estão muito baixas. Eles já não respeitavam quando era só uma faixa de pedestres, agora que era para melhorar de vez eles continuam passando rápido”, diz a dona de casa Eliane Siqueira de Mattos, moradora da região. “O asfalto não gera atrito suficiente para que os motoristas se forcem a diminuir a velocidade. Deveria ter sido feito com um material como pavimento de concreto”, opina o comerciante Carlos Diaz dos Santos.

A assessoria de imprensa da prefeitura informou que com relação ao tamanho da travessia, a passagem tem de ficar parelha com a calçada de acordo com as regras de trânsito. “A obra seguiu rigorosamente a legislação de trânsito baseado em resoluções do Contran, para que não acontecessem problemas futuras de possível remoção da obra, por exemplo”.

Além disso, a assessoria ainda informou que o objetivo a faixa de pedestre no mesmo nível da calçada facilita também a acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais, que é um dos objetivos da construção. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.