22/08/2023

Corrente da solidariedade

imagem-67384

Em Guarapuava, circula uma corrente de apoio a Luiz Fernando Kokurudza, acometido de uma doença rara, chamada Síndrome Devic, que afeta o sistema nervoso central e provoca esclerose múltipla. Ele está acamado, completamente imóvel, sua esposa, Janaína, teve que parar de trabalhar para poder auxiliá-lo, a família toda depende de ajuda. O campeão mundial de muay thai Célio Rodrigues (na foto com Luiz Fernando) é um dos que colaboram.

Poderíamos enveredar aqui para analogias políticas, comentar sobre os deveres do poder estatal, de cuidar dos cidadãos, especialmente os que necessitam de atendimento na saúde, pelos milhares de milhões que são sacados a cada segundo do bolso dos contribuintes, compulsoriamente, em forma de impostos. É um debate mais do que justo e necessário. Mas, existe o fator humano, se somos capazes ou não de estender a mão para o ser humano que jaz nas calçadas, para o menor que pede “ajutório” nos semáforos, talvez com o mesmo altruísmo que muitos se dedicam à maravilhosa causa animal.

Quando há solidariedade humana, as sociedades se fortalecem material e espiritualmente. É nossa única perspectiva de que desse meio saiam líderes (políticos, religiosos, comunitários, empresariais, sindicalistas) com verdadeiros valores éticos.

Contam que Luiz Fernando sempre foi uma “pessoa ativa, alegre, trabalhadora”, até descobrir, 9 meses atrás, que era portador dessa síndrome. Em uma semana, no período de exames, viu sua história de vida definhar. Nunca perdeu a esperança e nem o sorriso.

A enfermeira Dayane Padilha detalha, em uma mensagem no Facebook, que a Síndrome Devic prejudica os movimentos, os sentidos e a cognição, comprometendo a condução dos sinais (desmielinização) no sistema nervoso.  Se Luiz Fernando vai se recompor, quem pode dizer que não? Sua doença, porém, pode "recuperar" muitas pessoas – recuperar o humanismo, o colaboracionismo, a cooperação, pelo menos um "bom dia" ao vizinho, ao colega de trabalho, um dedinho que for de sentido social nas reuniões secretas dos políticos.

As ajudas a Luiz Fernando podem ser feitas através de depósito bancário (Caixa Econômica agência 3172, operação 013, conta-poupança 1972-7). O paciente depende de medicamento (Imuran), suplemento alimentar (Nutrare 1.0, Sustagem, Albumina), fraldas EG, lenços umedecidos e óleo de girassol. As doações podem ser entregues na clínica Mater Dei (com Dayane Padilha), Celi Noivas (Tati Padilha), Centerclin (Chaiane de Fátima Primak) e na academia Vitality Muay Thai.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo