A Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual do Paraná terá mais de 100 mil alunos em 2014. O primeiro prazo para matrículas de novos alunos na EJA termina nesta sexta feira (28). Até agora, 65 mil pessoas já garantiram vaga e 47 mil alunos que ainda não concluíram seus estudos continuam este ano. A próxima fase para ingresso de alunos novos começa em 14 de abril.
A EJA atende alunos com mais de 15 anos que estão voltando à sala de aula por não terem tido acesso à escolarização na idade certa ou por terem interrompido os estudos. As matrículas podem ser feitas em qualquer uma das escolas estaduais que oferecem EJA ou diretamente nos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). Basta levar carteira de identidade e fazer o cadastro.
Diferente do ensino regular, as matrículas da EJA acontecem por disciplina e não por série. O aluno tem a opção de escolher entre uma ou até quatro matérias. Essa flexibilidade facilita a vida de quem tem também obrigações em casa ou com o trabalho.
REORGANIZAÇÃO – A partir de 2014, a Secretaria da Educação reorganizou a EJA, estabelecendo quatro fases de matrículas ao ano, ao invés de receber matrículas a qualquer momento. Desse modo os alunos serão conduzidos para turmas e não entrarão mais automaticamente no atendimento individual, modalidade que deve ser usada somente para casos específicos.
“O atendimento individual deve ser uma exceção para profissionais ou pessoas que têm horários incompatíveis com as turmas da organização coletiva e que realmente precisam. No entanto, da maneira como vinha sendo aplicada a EJA, o atendimento individual virou regra no Paraná, o que gerou desistências e um resultado abaixo da média”, diz a chefe do Departamento de EJA da Secretaria, Márcia Dudeque.
CAMPANHA
O Governo do Paraná lançou uma campanha de divulgação da modalidade em todo o Estado, intitulada “Aprender não tem idade”. São cartazes, folders e vídeos protagonizados por alunos da EJA.