22/08/2023
Segurança

Patrulha Escolar ganha reforço com novos policiais

A Patrulha Escolar Comunitária contará com novos policiais no seu efetivo. Em fevereiro começou o Curso de Formação de Soldados para os novos policiais aprovados no último concurso do Governo do Estado. Além das 1.555 horas de formação geral, os soldados terão acréscimo de carga horária específica para atender a comunidade escolar. O curso termina no segundo semestre. 

Os 32 soldados trabalharão em parceria com a comunidade escolar de Curitiba e região metropolitana. “Além da formação geral de soldado, o aluno recebe também conhecimento focado para o atendimento escolar. Questões como mediação de conflitos e palestras sobre prevenção ao uso indevido de drogas são temas do curso”, destacou o coordenador do Curso de Formação de Soldados, primeiro-tenente Eliezer Antonio Durante Filho. 

A atuação preventiva da Patrulha Escolar despertou o interesse do aluno soldado Johnn Wesley Campos de Almeida. “Antes de entrar na polícia fui aluno do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência) e percebi a importância das ações preventivas de combate às drogas e da proximidade com a comunidade”, disse. 

Para a soldada Patrícia Fernanda Silvério, o curso possibilita que o policial tenha uma interação maior com os alunos. “Durante as palestras preventivas, os alunos percebem que a Patrulha está ali para auxiliar a comunidade. Interagindo com as crianças elas passam a entender e ter uma empatia pelo trabalho do policial”, falou Patrícia. 

A Patrulha Escolar Comunitária é um programa de assessoramento da Polícia Militar do Paraná à comunidade escolar no que se refere à segurança, tendo como prioridade ações preventivas e, em segundo plano, ações repressivas educativas. Suas atividades de prevenção incluem ações como análise de instalações físicas, diagnóstico da comunidade e aplicação de dinâmicas com pais, professores, funcionários e alunos. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.