Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em produtos alimentícios em Candói - RSN
22/08/2023
Saúde

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização em produtos alimentícios em Candói

O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde o inicio do ano, diversas inspeções no município de Candói nos estabelecimentos alimentícios. Até o momento, os fiscais da vigilância sanitária visitaram e inspecionaram 35 estabelecimentos desde janeiro deste ano. Durante as visitas também são verificadas as normas sanitárias de funcionamento.  Este é um serviço de prevenção de muita importância e seriedade, pois diversas infecções podem ser evitadas, para que a população não venha a ingerir produtos vencidos ou adulterados.

No ano passado foram realizadas diversas inspeções e a maior apreensão foi de um estabelecimento que continha 40 itens adulterados e com produtos vencidos. No dia 17 de fevereiro deste ano, os fiscais da Vigilância Sanitária ao visitar um estabelecimento comercial do ramo de supermercado, apanharam 30 itens neste local com produtos alterados e com data de validade vencida, a apreensão é encaminhada a 5ª Regional de Saúde que toma as medidas cabíveis e encaminha também o processo ao Ministério Público.

CUIDADOS

É principalmente no verão que as doenças transmitidas pelos alimentos acontecem com mais frequência. As altas temperaturas aumentam a proliferação de bactérias nos alimentos mal acondicionados, causando diarreias e intoxicação alimentar em quem ingeri-los. O calor beneficia a multiplicação de bactérias patogênicas, que são as principais causadoras de problemas gastrointestinais. Os alimentos devem ser sempre mantidos fora da temperatura ideal de proliferação bacteriana, que se encontra entre 15ºC e 60°C, ou seja, devem ser conservados em temperaturas muito altas ou sob refrigeração.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 30% da população mundial sofra, ao menos uma vez por ano, de intoxicação alimentar. São quase dois bilhões de pessoas, das quais boa parte passa mal por um descuido básico: ignorar o prazo de validade dos alimentos. O prazo de validade dos alimentos é determinado mediante análises científicas dos alimentos. Entretanto, apenas respeitar o prazo de validade não garante a qualidade dos alimentos.

ALERTA

Já no caso de alimentos industrializados, de acordo com a OMS, devem-se seguir corretamente as instruções do rótulo. Os alimentos industrializados devem ser armazenados de acordo com as informações contidas no rótulo, observando sempre as indicações para a embalagem depois de aberta, alerta. Além disso, a OMS alerta para que no momento da compra, observem-se sempre as condições da embalagem, se há perfurações, amassados ou rasgados, logicamente também a data de validade, cuidado com carnes, observar a cor.

A OMS tem alertado os órgãos competentes para que realizem vistoria e buscas, pois a população tem sofrido muito com doenças digestivas, e de acordo com pesquisas e exames laboratoriais a maioria de internamentos com problemas de indigestão as maiores causas são de produtos vencidos, na nossa região foram diversas as ocorrências, em Laranjeiras do Sul quatro estabelecimentos comerciais do ramo alimentício de supermercados tiveram seus produtos apreendidos e os gerentes dos mesmos foram presos até que se regularizem as normas adequadas nos produtos para expor a venda.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.