22/08/2023
Saúde

Saúde acelera preparativos para inauguração da UPA em Guarapuava

imagem-68013

É grande a movimentação de funcionários na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que passará a funcionar a partir dessa segunda feira (10) no Bairro Batel em Guarapuava. Homens e mulheres trabalham apressadamente nos diversos setores para que tudo esteja pronto para a solenidade de inauguração às 10 horas de segunda. “Já temos salas completas”, diz o secretário municipal de Saúde, Stefan Wolanski Negrão, mostrando cada setor à Rede Sul de Notícias.

Com cerca de mil metros quadrados de área construída , contendo 12 leitos de observação, quatro médicos, dois enfermeiros e 13 técnicos em enfermagem, além da equipe administrativa, a UPA prestará atendimento 24 horas, sete dias por semana e terá capacidade para atender até 300 pacientes por dia.

De acordo com Stefan, a Unidade poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Cada atendimento é feito separadamente em estrutura específica. Será nesses espaços que o paciente levado pelas ambulâncias do Samu, do Corpo de Bombeiros (Siate),  por exemplo, receberá o primeiro atendimento ao trauma, estabilizando- o até a transferência para uma unidade de maior porte. A UPA também possui acolhimento, classificação de risco, exames laboratoriais e raios-X, sala vermelha para atendimento aos casos mais graves, leitos de observação pediátrica e clinica, além de observação individual.

“Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestarão socorro, controlarão o problema e detalharão o diagnóstico. Após análise verão se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, explica Stefan.

Com projeto inicial elaborado pelo Governo Federal, ampliado pela gestão anterior e readaptado pela atual administração para dar mais funcionalidade ao prédio, o investimento é de R$ 2,5 milhões. “Tem muitas salas desnecessárias, mas que vamos utilizá-las, mais tarde, para dinamizar o atendimento”, observou Stefan.

A coordenação da UPA  até julho deste será da médica Fernanda Fabiani. A partir desse mês a médica entra em licença maternidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.