Já está funcionando em Guarapuava a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Batel. A cerimônia de inauguração oficial foi realizada na manhã desta segunda feira (10) e contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais.
Na avaliação do prefeito Cesar Filho, a obra vai contribuir para agilizar e melhorar os atendimentos de urgência e emergência. “É muito importante que fique claro que este local não será uma Unidade de Saúde, mas sim um local para atender as urgências e emergências. É praticamente um mini hospital, especializado e equipado com o que há de mais moderno para atendimentos emergenciais. Através desta obra, fomos referência junto ao Ministério da Saúde, que reconheceu nosso empenho para concluir esta obra”, disse Cesar Filho.
O prefeito fez ainda um rápido balanço da evolução na Saúde nos últimos meses. “Nós não operamos milagres, mas estamos superando obstáculos. As coisas não acontecem rápido, mas estamos cientes que estamos no caminho certo. A Saúde é o setor que priorizamos desde o início da administração e os resultados está surgindo”, enfatizou.
O secretário de Saúde, Stefan Wolanski Negrão, destacou o empenho dos servidores na conclusão da obra. “Os servidores da Secretaria são os grandes responsáveis pela inauguração de hoje. Se empenharam durante o Carnaval e trabalharam com muito profissionalismo para que os trabalhos pudessem iniciar hoje”, destacou Stefan.
O secretário de Governo do Estado do Paraná, deputado federal Cezar Silvestri, enalteceu a parceria entre o governo do Estado e o Município. “Guarapuava está evoluindo a olhos vistos. E isto está ocorrendo devido às boas parcerias que o Município tem viabilizado com o governo do Paraná. Muitas obras estão por vir, e o Estado é parceiro do desenvolvimento de Guarapuava”, afirmou.
UPA
Com cerca de mil metros quadrados de área construída, contendo 12 leitos de observação, quatro médicos, dois enfermeiros e 13 técnicos em enfermagem, além da equipe administrativa, a UPA inicia os trabalhos hoje com atendimento 24 horas, sete dias por semana e tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia.
De acordo com Stefan, a Unidade poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Cada atendimento é feito separadamente em estrutura específica. Será nesses espaços que o paciente levado pelas ambulâncias do Samu, do Corpo de Bombeiros (Siate), por exemplo, receberá o primeiro atendimento ao trauma, estabilizando- o até a transferência para uma unidade de maior porte. A UPA também possui acolhimento, classificação de risco, exames laboratoriais e raios-X, sala vermelha para atendimento aos casos mais graves, leitos de observação pediátrica e clinica, além de observação individual.
“Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestarão socorro, controlarão o problema e detalharão o diagnóstico. Após análise verão se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas”, explica Stefan.
Com projeto inicial elaborado pelo Governo Federal, ampliado pela gestão anterior e readaptado pela atual administração para dar mais funcionalidade ao prédio, o investimento é de R$ 2,5 milhões. “Tem muitas salas desnecessárias, mas que vamos utilizá-las, mais tarde, para dinamizar o atendimento”, observou Stefan.
A coordenação da UPA até julho deste será da médica Fernanda Fabiani. A partir desse mês a médica entra em licença maternidade.