22/08/2023
Cotidiano

Estudantes simulam velório para ironizar RU fechado na Unicentro

imagem-68271

Estudantes da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), em Guarapuava,  voltaram a se mobilizar pela estatização dos restaurantes universitários da instituição. Em uma das ações para mostrar a revolta, os estudantes cobriram parte do antigo R.U no campus Santa Cruz com uma lona preta e a frase “Luto RU”, simulando um velório no local. Os estudantes ainda colocaram velas no chão e um cartaz que mostra a sigla “R.U” pintada dentro de cartazes com caixões desenhados.

+ Unicentro aguarda parecer do Governo para reestruturação de restaurantes universitários

Em 2013, a Vigilância Sanitária interditou o restaurante universitário do campus Santa Cruz, na época terceirizado, por denúncia de estudantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na última terça feira (11), um grupo de estudantes realizou o primeiro ato neste ano em favor da estatização dos R.Us em todos os campi. A manifestação começou na reitoria e terminou na sede do antigo restaurante, onde está a simulação do velório.

Foto/reprodução: Sindicato dos Docentes da Unicentro
Foto/reprodução: Sindicato dos Docentes da Unicentro

PROMESSA

Arquivo RSN/2013/Caio Budel
Arquivo RSN/2013/Caio Budel

Em agosto de 2013, o governador Beto Richa prometeu a estatização dos restaurantes para acadêmicos que pediam por melhorias na universidade. A conversa entre Richa com representantes do DCE (Diretório Central de Estudantes) aconteceu na presença do reitor Aldo Nelson Bona quando o governador cumpria agenda em Guarapuava. O acordo surgiu após a ocupação de alunos no campus Santa Cruz em um protesto chamado “Ocupação Amarildo”.

+ Beto Richa promete para estudantes estatização do R.U na Unicentro em 2014

Contudo, a Unicentro ainda aguarda um parecer do Governo do Estado sobre a adequação e construção de novos restaurantes universitários em todos os campi da instituição para este ano. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.