Catedral Nossa Senhora de Belém, um dos vários pontos turísticos da cidade
Guarapuava sedia nesta quarta feira (12), às 19 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, uma audiência pública para a formação do novo quadro de membros do Contur (Conselho Municipal de Turismo). Organizado pela secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, o evento busca colocar em prática a Lei 2220/2013, que oficializou a proposta e promoveu a revogação das Leis 564/1996 e 1159/2002.
“A atual administração alterou a legislação para ampliar a participação da sociedade civil organizada na discussão e planejamento turístico do Município, adequando-a para as novas diretrizes do Plano Nacional de Turismo, organizando os segmentos por comitês gestores”, destacou o secretário Sandro Abdanur. O Conselho passa a ser composto por 25 entidades.
O Contur terá como funções analisar, propor e deliberar medidas normativas e providências julgadas necessárias para incentivar o turismo no município; realizar estudos sobre problemas que interessem ao desenvolvimento do setor como mercado produtor de serviços, além de encaminhar sugestões, normas, sanções e outras medidas que visem disciplinar o turismo no município. Pode também opinar sobre matérias de interesse turístico propostas pelo órgão oficial da área; entre outras atribuições.
“Ressaltamos que é necessária a reativação do Contur para comprovar sua atividade contínua perante os órgãos competentes públicos e privados, sendo também um critério de pontuação exigido em programas de captação de recursos junto ao Ministério do Turismo”,disse Abdanur.