22/08/2023
Geral

Com modernização, atendimento do Detran pela internet aumenta 841%

O Departamento de Trânsito do Paraná lança nesta semana o Relatório de Gestão 2013. O documento mostra que a informatização para a melhoria dos serviços prestados à população trouxe diversos avanços no ano passado. Entre eles está a maior facilidade de acesso a diversos procedimentos. 

O número de serviços realizados pela internet, através do sistema Detran Fácil, subiu de 48,9 mil em 2011 para 155,9 mil em 2012, chegando a 460,3 mil no ano passado, um aumento de 841,3% nos últimos três anos. 

Outros 98 mil serviços que não exigem a presença dos usuários nas sedes do Departamento foram realizados nos 51 terminais de autoatendimento instalados em 29 cidades paranaenses ao longo de 2013. Até o final de 2014 serão entregues 300 unidades em todas as regiões do Estado. 

O Relatório de Gestão reúne dados, tabelas e gráficos que mostram a evolução dos serviços prestados pela autarquia do Governo do Estado. Produzido ano a ano desde 2011, é um instrumento de transparência que permite à comunidade paranaense acompanhar os projetos e ações desenvolvidos. 

“O ano de 2013 foi histórico para o Detran-PR. Celebramos os 75 anos da nossa instituição com inovações importantes nos serviços e com mais investimentos em ações de educação para o trânsito de grande impacto. Temos muito o que comemorar. Temos, ainda mais, a obrigação de agradecer a todos os nossos parceiros e funcionários”, disse o diretor-geral do Departamento, Marcos Traad. 

Ele explica que a publicação tem objetivo diferente do Anuário Estatístico de Trânsito, de leitura mais simples e voltada para usuários, colaboradores da autarquia e gestores públicos. “O Relatório de Gestão deve servir para fins gerenciais, no planejamento de ações futuras e, principalmente, como ferramenta de acompanhamento dos investimentos realizados”, explica Traad. 

A versão digital do documento está disponível no site www.detran.pr.gov.br. 

VEÍCULOS

A frota paranaense chegou à marca histórica de 6.159.417 veículos. Destes, 376.812 foram emplacados pela primeira vez, uma média de 31 mil novos veículos em circulação todos os meses. 

O Detran somou 4.896.342 condutores cadastrados no Paraná em 2013. Mais de 173,5 mil pessoas conquistaram a habilitação pela primeira vez. Foram realizados cerca de 980 mil exames práticos, sendo 5.750 em mutirões aos finais de semana, e mais de 390 mil exames teóricos aplicados. 

INFRAÇÕES

O Paraná registrou cerca de 3 milhões de infrações de trânsito no ano passado. O Detran atendeu mais de 31,4 mil condutores com a Carteira Nacional de Habilitação suspensa nos cursos de reciclagem para motoristas infratores. Os Centros de Formação de Condutores atenderam outras 20.419 pessoas pelo mesmo motivo. 

MELHORIAS INTERNAS

Em 2013, o Detran iniciou a contratação de manutenção nas suas 101 unidades regionais, as Ciretrans. O projeto representa investimento de mais de R$ 12 milhões, que aplicados até o final de 2014. Em Arapoti, na região dos Campos Gerais, as obras já foram concluídas e em muitos locais os reparos já estão em andamento. O Departamento também substituiu todo seu parque de máquinas e trocou 2,2 mil computadores. 

Os servidores da autarquia tiveram, nos encargos que são somados aos salários, um reajuste histórico de 60%. O valor também foi incorporado à aposentadoria dos funcionários. A diretoria descompatibilizou as gratificações recebidas pelos instrutores do curso de reciclagem e dos membros da banca examinadora, atendendo a uma antiga reivindicação. 

O Governo do Estado está pagando o curso de habilitação dos servidores que querem incluir ou alterar a categoria da Carteira de Habilitação para atuar nas bancas de exames práticos de direção. São R$ 950 mil investidos nas aulas. Em 2013, 120 funcionários foram formados no curso de examinador e vistoriador e outros 193 foram capacitados em curso de vistoria veicular. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.