Nessa quinta-feira (27) o diretor geral da Faculdade Guairacá, Juarez Matias Soares, encontra-se em Curitiba para palestrar no 3º Seminário Internacional de Acessibilidade onde irá falar sobre as adaptações realizadas na instituição que hoje servem como modelo no Estado.
A abordagem do professor será o trabalho científico da Lucia Virginia Mamcasz Viginheski: “Uma Abordagem para o Ensino de Produtos Notáveis em uma Classe Inclusiva: O Caso de uma Aluna com Deficiência Visual”. Durante sua pesquisa, a professora desenvolveu um produto intitulado “Material Didático Produtos Notáveis”, que foi adaptado para ser utilizado com alunos deficientes visuais, assim como os demais alunos. Durante o 3º Seminário Internacional de Acessibilidade, Soares irá falar sobre o trabalho da professora Lucia Virginia.
A Faculdade Guairacá possui a estrutura física adaptada. “Tomamos sempre o cuidado de fazer tudo dentro dos padrões, e essa preocupação em oferecer um espaço adaptado também se estende às Clínicas Integradas”, afirmou Soares.
A acessibilidade é uma ferramenta que facilita a inclusão social de pessoas com necessidades especiais, mas em muitas faculdades esse acesso ainda é limitado. Para a Guairacá, a adaptação de seus ambientes físicos é uma prioridade, o que permite que um número cada vez maior de pessoas com deficiência possa ter acesso à educação superior, inclusive, atualmente possui em seu quadro de alunos e egressos um número significativo de portadores de deficiências. “Como instituição de ensino, nós temos a responsabilidade de dar o exemplo, mostrando para demais alunos que essa questão é importante de ser discutida”. O objetivo, segundo Soares, é formar jovens sensibilizados para o exercício de uma sociedade inclusiva.