22/08/2023
Cotidiano

Futuras mamães do Jardim das Américas estão ‘Tecendo Amor’

imagem-69225

Edilaine Pereira, de 20 anos, aguarda ansiosa pela chegada de seu primeiro filho, que se chamará Gustavo Gabriel. Com seis meses de gestação, é no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim das Américas que, de 15 em 15 dias, ela se reúne com outras futuras mamães para confeccionar seu enxoval.

O Grupo de Gestantes, que conta com a participação de aproximadamente 17 gestantes, além de aprenderem a confeccionarem o enxoval de bebê, também recebem orientações a respeito do período da gestação e cuidados com o recém nascido com a equipe multiprofissional.

As atividades do programa ‘Tecendo Amor’ prevê que estas gestantes façam as mantas, os cueiros, os casaquinhos, sapatinhos, fraldas e demais peças que compõem o kit do seu bebê. “A gente dá muito mais valor por alguma coisa feita por nós. Minha mãe tem casaquinho de quando eu era pequena ainda guardado. Diz ela que guardou porque ela que fez. Por isso, acredito que irei guardar alguns que estou carinhosamente fazendo para o Gustavo Gabriel”, diz Edilaine.

Para Elizane da Silva, 16 anos, que está quase completando oito meses de gestação, além de ser uma distração, o programa também permite que elas se reunam, comentem as suas dúvidas e compartilhem experiências. “Me sinto mais segura sabendo que caso precise de alguma coisa posso ‘gritar’ para as colegas do curso e para a equipe da assistência. A minha filha Maria Júlia vai saber, quando for maiorzinha, que foi aqui que a mamãe fez, com o maior amor do mundo, estas roupinhas prá ela. Adoro fazer os biquinhos coloridos das fraldas.”

Márcia de Jesus Melo, 29 anos, é catarinense e está há pouco tempo em Guarapuava e ficou feliz em ser convidada para visitar o projeto. “Meu filho tem seis meses e não tive uma oportunidade destas na cidade em que morava. Venho aqui para conversar com as meninas e passar um pouco do que sei, sendo já mãe de três filhos. Assim me distraio, enquanto meus dois filhos maiores participam dos projetos de Hip Hop e teatro.”

A secretária de Assistência Social Cristina Silvestri conversou com as mães do programa nesta tarde de quinta feira (27). “Ficamos muito felizes em poder contribuir com cada futura mamãe e seus bebês. Os enxovais estão ficando lindíssimos e podem vir a ser, no futuro, até uma fonte extra de renda”.

As futuras mamães também receberam uma palestra do psicólogo e coordenador do Departamento de Política sobre Drogas, Giovani Caetano Jaskulski, sobre o exemplo que os pais devem dar aos seus filhos, e como a droga, tanto lícita quanto ilícita pode destruir uma família. “Muitas estão começando a formar sua família agora e mais do que nunca é necessário que se informem sobre os riscos que as dependências podem causar. Um indíviduo da família afetado, afetará de imediato todos os demais. Por isso a necessidade urgente da prevenção e do esclarecimento”, afirma Jaskulski.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.