Depois de passar por um período de aperto financeiro, com problemas, inclusive, com fornecedores, a atual diretoria do Hospital São Vicente de Paulo de Guarapuava comemora o equilíbrio conquistado nos últimos meses. A difícil situação, que se arrastava há anos, foi equacionada graças a um amplo projeto de economia e de busca de parcerias com os governos estadual e federal, com a conquista de repasses de subsídios mensais para as despesas de custeio, além da realização de diversas promoções e atividades beneficentes junto à comunidade regional. (Leia aqui sobre a dívida do São Vicente)
De acordo com o provedor Rui Primak, em entrevista à Rede Sul de Notícias, a situação foi equilibrada graças a um convênio de repasse mensal de cerca de R$ 140 mil por parte do governo do Paraná. “Nós efetuamos um empréstimo para quitar as principais dívidas e esse repasse do governo do Paraná é o que garante o pagamento desse empréstimo. Hoje estamos com as finanças equilibradas, mas não podemos parar, pois o custeio é muito grande e a necessidade diária do Hospital também é muito alta”.
Para o provedor, a conquista do equilíbrio financeiro é fruto de um trabalho conjunto, tanto da diretoria quanto do quadro de funcionários do Hospital. “Houve um esforço conjunto, onde todos entenderam a proposta administrativa. Levamos quase um ano planejando os passos que seriam dados. Nesse período de planejamento, as parcerias foram viabilizadas e o equilíbrio foi conquistado. Mas repito, não podemos relaxar, pois as necessidades do Hospital são grandes e diárias”.