22/08/2023
Segurança

Jovem assassinado no Santana participou do projeto ‘Formando Cidadão’

imagem-69501

O rapaz, assassinado nesta segunda feira (31) no Bairro Santana em Guarapuava, Bready Martins da Luz, 19 anos, participou do projeto Formando Cidadão, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o 16º Batalhão de Polícia Militar e outras instituições e apoiadores.

Segundo informações da equipe de atendimento do projeto, Bready demonstrava nitidamente ter dificuldades para absorver os novos valores e conceitos sociais. “Era um jovem imediatista, queria tudo para ontem e concentrava seus anseios em conseguir coisas fúteis à maneira dele. Sentimos muito, principalmente pela mãe que é uma mulher muito batalhadora”, conta o soldado Nilton Cesar Medeiros, que coordena o projeto há seis anos.

Adolescentes, de 12 a 17 anos, que cometeram algum ato infracional, são encaminhados pela Justiça ao projeto onde permanecem por um período de três a seis meses, conforme determinada o judiciário, onde participam de medidas sócio-educativas. "Aqui participam de cursos, oficinas, praticam atividades físicas, cuidam da horta, fazem informática. Tem ainda a prestação de serviço comunitário”, enumera Medeiros. 

Para o soldado Medeiros as estatísticas são preocupantes. “Nos dói muito saber que perdemos mais um adolescente. No ano passado foram cinco assassinatos de jovens e somente neste ano contabilizamos a segunda perda. Atendemos mais de 100 jovens no projeto e nosso maior objetivo é que eles saiam daqui com um novo pensar. Infelizmente temos que usar exemplos como o de Bready para mostrar aonde pode levar uma escolha errada”.

Bready foi assassinado com um tiro na cabeça disparado por outros jovens que estavam dentro de um Gol. Polícia investiga o crime e há indícios de que o homicídio tenha sido motivado por guerra entre gangues. A Polícia Militar tem informações que comprovam a existência de pelo menos seis gangues em Guarapuava.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.