Aconteceu nessa terça (1º) a reinstalação da Subcomissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça. Criada em outubro do ano passado, a chamada Comissão Parlamentar da Verdade tem como objetivo acompanhar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A reinstalação da comissão foi mais uma das atividades feitas no parlamento relativas aos 50 anos do golpe de 1964.
Durante a reinstalação, os parlamentares cobraram a revisão da Lei de Anistia. A deputada Luiza Erundina (PSB-SP), autora do requerimento que criou a comissão, cobrou do Congresso uma postura mais firme na cobrança de uma nova leitura da lei. "E preciso um compromisso real da instituição com o resgate da memória, da perspectiva de se fazer justiça com a reinterpretação da Lei da Anistia, que está engavetada nas comissões", disse Erundina, que é autora de projeto de lei que acaba com a anistia para os responsáveis pelos crimes contra presos políticos.
O deputado Nilmário Miranda (PT-MG) disse que a revisão daria uma resposta mais efetiva às famílias dos desaparecidos políticos durante a ditadura militar. "Nós podemos e devemos. Nós temos obrigação e dever de buscar a revisão da anistia”, ressaltou
Via EBC