Guarapuava terá o primeiro caso de doação de órgãos completa nesta terça feira (08). Depois de constatada a morte cerebral de Elis Regina Jalskuski, 44 anos, na última segunda feira (07), a família decidiu doar seus órgãos. Ela estava internada no Hospital São Vicente de Paulo.
De acordo com a enfermeira Cibele Aparecida Marochi, outros seis protocolos para doação de órgãos já foram abertos no hospital. Porém, nenhum chegou de fato a ser concluído porque algum órgão da vítima parava de funcionar. “Quando há o interesse na doação, o paciente tem de ficar internado para que os órgãos continuem exercendo suas funções vitais, como o coração continuar batendo. Mas, em todos os outros casos, em alguma parte do processo, um órgão sempre parava e impedia a doação”.
Entre os órgãos a serem doados estão rins, córneas, fígado e válvulas cardíacas. Após a remoção dos órgãos, uma equipe de Curitiba levará o material para que eles sejam encaminhados as pessoas que estão na lista de espera para transplante.