A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nessa terça feira (8), em segunda discussão, um projeto de lei que autoriza o governo a contratar R$ 250 milhões em empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Como não recebeu emendas, a proposta foi dispensada de redação final e segue para apreciação do Poder Executivo – autor do texto.
Este novo pedido de empréstimo, segundo o governo, deve servir para financiar o Projeto de Investimento para o Desenvolvimento do Paraná – que é composto pelo o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Empreendimentos Estratégicos do Estado do Paraná e o Programa de Capitalização da Contra-Garantia para os Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs).
A aprovação do pedido do governo na Alep ocorre em meio à polêmica sobre o atraso na liberação de outros empréstimos ao governo do Paraná, por parte da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com a Secretaria da Fazenda do Paraná, atualmente o estado tem sete operações de crédito em andamento. Destas, quatro têm alguma espécie de pendência. O assunto será tema de uma audiência nesta quarta feira (9) entre o Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e deputados estaduais e federais do Paraná.