O ministro da Saúde, Arthur Chioro, recebeu os 295 médicos estrangeiros restantes do Programa Mais Médicos que irão atuar noParaná, nesta segunda feira (14), em Curitiba. Os profissionais completam a meta estipulada para o estado de contratar 770 médicos para o programa do governo federal.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), eles fazem parte do quarto ciclo do programa e já passaram pelos módulos de acolhimento e avaliação. Ao todo, os estrangeiros vão atender mais de 2,6 milhões de pacientes em vários municípios do estado. Em todo o país, a atuação desses profissionais impacta na assistência de 45,6 milhões de pessoas.
O "Mais Médicos" foi lançado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 8 de julho de 2013 com o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde, além de ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. Os médicos do programa recebem uma bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, mais ajuda de custo.
"Inicialmente se previa para o Brasil a contratação de 13 mil médicos para o país. No entanto, até 22 de abril, estaremos disponibilizando 13.235 profissionais. Ou seja, 100% da meta já foi cumprida", disse o ministro.
Chioro também comemorou sobre a qualidade do atendimento dos profissionais. “Com esse programa, estamos conseguindo prestar atendimento a uma quantidade muito maior de pessoas, com maior qualidade, tratar o povo com dignidade e com mais respeito. A grande maioria dos brasileiros que estamos atendendo nunca teve contato com uma equipe de saúde da família completa”.