22/08/2023


Geral

MP afasta servidor da Secretaria de Habitação acusado de receber propina

Um servidor público, que trabalhava na Secretaria de Habitação de Guarapuava, foi afastado do cargo nessa segunda feira (14)  por suspeitas de recebimento de propina para agilizar o trâmite de documentos. O afastamento foi um pedido do Ministério Público do Paraná, que não revelou o nome do funcionário.

Segundo informações, o MP e o GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) estiveram no Paço Municipal e no departamento de Habitação, onde foram apreendidos documentos que estavam na mesa do funcionário. O Gaeco também teria realizado escutas telefônicas durante 15 dias.

Outras informações dão conta que o servidor receberia mais de R$ 2 mil para acelerar o andamento dos projetos. Conforme as denúncias, documentos que normalmente eram feitos em 90 dias ficavam prontos em apenas 20, se houvesse o pagamento de propina ao funcionário.

Em nota oficial à imprensa, a prefeitura de Guarapuava confirmou o afastamento do servidor e afirmou que acompanhou diretamente a atuação do Ministério Público contra a ação isolada de um único funcionário.

Ainda segundo a prefeitura, trata-se de um caso de exceção e que apóia a apuração dos fatos e punição do infrator, caso comprovada as denúncias.

A RSN tentou ainda contato com o Secretário de Habitação, Flavio Alexande, mas o mesmo estava acompanhando obras no distrito da Palmeirinha.

Leia na integra a nota da Prefeitura:

Nota

Afastamento funcionário Secretaria de Habitação

A Administração Municipal acompanhou diretamente a atuação do Ministério Público nesta data, tendo sido informada pelo promotor Vitor Hugo de que se trata de uma ação isolada de um funcionário que está sendo investigada. O funcionário em questão foi preventivamente afastado por determinação judicial.

Não tivemos ainda conhecimento dos fatos por completo, mas a Administração apoia a apuração com rigor dos acontecimentos e a punição exemplar em caso de confirmação, uma vez que tal desvio de comportamento é inaceitável por funcionários públicos, tratando-se evidentemente de caso de exceção.

Secretaria de Comunicação Social

 

Com informações do Portal G1

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo