A tradicional Feira do Peixe Vivo, teve início em Guarapuava nesta quinta (17), às 8h da manhã, com 5.200 quilos de peixe postos à venda. O evento antecede à sexta feira santa, feriado católico que sugere para os fiéis o não consumo de carne vermelha. E os consumidores recomendam.
Para o morador do bairro São João, Valdir Wrublak, vale a pena vir a feira. “Sei o que estou comprando e o sabor é outro. O preço então, nem se fala. Recomendo que venham prá Feira do Peixe Vivo”, convida.
Vitorugo Galvão Pereira é comerciante no centro da cidade, mas reside no Boqueirão e já tem como tradicional ir cedo “pescar” o peixe fresco. “Muito mais saboroso, de ótima qualidade e todos os anos venho cedo buscar. A vantagem de vir cedo é “pescar” os melhores”, brinca.
De acordo com Altair Chiorato, representante do Emater responsável pela produção da feira, 11 produtores cadastrados a instituição estão fazendo a venda dos peixes. A expectativa é que tudo seja vendido até o início da tarde de quinta. “Essa é a maior quantia de peixes disponibilizada para venda no evento desde a primeira edição. Quem não puder vir aqui na Praça ou nos locais estabelecidos , pode ir na Feira do Produtor na Vila Carli e certamente irá encontrar”.
O evento, promovido pela Secretaria de Agricultura de Guarapuava e a Emater, está acontecendo na Praça Cleve, no Centro, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Bonsucesso e no pavilhão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera. Entre as espécies de peixes vendidas estão tilápias, carpas e bagres de excelente qualidade e bom preço.