O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Caetano de Paula Júnior, suspendeu temporariamente a proibição do uso de redes e tarrafas para pesca em lagos, reservatórios e represas sob jurisdição do Estado do Paraná.
O documento (Resolução Sema nº 22/2014) que suspende a proibição por 180 dias cria um Grupo Técnico de Trabalho para definir critérios que garantam a piscosidade das águas.
O Grupo Técnico será integrado por representantes das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Agricultura e Abastecimento, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Ministério da Pesca e Agricultura, Ibama, Universidades e associações de pescadores profissionais e amadores.
"É preciso compreender o quanto a proibição atingirá os pescadores profissionais, de um lado, e, de outro, termos estudos que demonstrem que a proibição realmente garante a piscosidade dos lagos e reservatórios", afirma o secretário. "Portanto, suspendemos a Resolução 017 e criamos um grupo de trabalho para ouvir pescadores e universidades, na busca de uma solução integrada", disse.