Foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (22) a ampliação da unidade do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) em Guarapuava. Com investimento total de R$ 3,2 milhões, o novo bloco de salas de aula e laboratórios construído permitiu um aumento na oferta de cursos pelo Senai e pelo Sesi, ampliando o atendimento às indústrias e à comunidade do município e região.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que participou da solenidade de inauguração, afirmou que o reforço na atuação da entidade em Guarapuava é uma forma de dar mais segurança aos empresários que investem na região. “Existem muitas oportunidades para o crescimento da indústria na região, principalmente porque ela possui uma base florestal muito forte, por isso o Senai e o Sesi intensificam sua atuação aqui”, disse.
Campagnolo também ressaltou a importância das parcerias que possibilitaram que o Sistema Fiep alcançasse bons resultados em seus mais de 30 anos de atuação no município. Para ele, esse trabalho deve ser intensificado, principalmente com novas ações em conjunto com o poder público municipal. “Através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), oferecemos 500 vagas em cursos técnicos gratuitos no ano passado. Mas esse número pode ser ainda maior se atuarmos em parceria com a prefeitura, que já mostrou interesse em intensificar esse trabalho no município”, declarou.
Além da questão da capacitação profissional, o procurador-geral de Guarapuava, Fábio Decker, que representou o prefeito Cesar Silvestre Filho, destacou a grande contribuição que o Sistema Fiep dá para a educação no município através do Colégio Sesi Ensino Médio. “O Colégio Sesi tem uma grande história em Guarapuava e agradecemos principalmente em nome dos pais de nosso município. Os investimento em educação são fundamentais para toda a nossa região”, declarou.
Empresários da região também ressaltaram a importância da ampliação das ações do Sistema Fiep para o fortalecimento das indústrias da região. “Os cursos disponíveis pelo Senai são importantíssimos formar nossa mão de obra”, afirmou o presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira de Guarapuava (Sindusmadeira), Alvir Antonelli. “Tenho funcionários na minha empresa que passaram pelo Senai que saem daqui cumprindo plenamente suas funções”, completou.
Julio César Pacheco Agner, coordenador regional da Fiep em Guarapuava, disse que os investimentos beneficiarão não apenas as indústrias, mas toda a sociedade. “Todo esse recurso aplicado aqui vem das indústrias e essa contribuição se transforma em uma ferramenta que vai propiciar para toda a sociedade ganhos na área social e econômica”, afirmou.
Histórico e ampliação
A atuação do Sistema Fiep em Guarapuava começou em 1983, quando o Sesi levou ao município suas primeiras ações, ofertadas ainda em instalações cedidas pela prefeitura. No local, o Sesi atendia a comunidade com cursos, atividades de lazer e suas iniciativas de saúde ocupacional. Já o Senai chegou a Guarapuava no ano seguinte, atendendo a comunidade e as empresas com cursos e treinamentos por meio de unidades móveis. Em 27 de dezembro de 1988, foi entregue a sede própria do Sistema Fiep, cujas novas instalações foram inaugurados oficialmente nesta terça-feira.
A construção de mais um bloco de salas de aula e laboratórios ampliou em 3,5 mil metros quadrados a área construída da unidade. Além de salas de aula, foi implantado um novo laboratório de informática, equipado com 30 computadores. Concluída ainda em 2012, a estrutura permitiu que o número de alunos atendidos pelo Senai crescesse 50%, saltando das 10 mil matrículas registradas naquele ano para 15 mil em 2013.
Possibilitou ainda a criação ou o aumento de vagas em capacitações para operador de computador, acessórios automotivos e auxiliar administrativo, além da maior oferta de cursos de qualificação e de cursos técnicos nas áreas de automação industrial, eletrotécnica e eletromecânica. Isso porque a unidade passou a comportar 32 turmas de cursos profissionalizantes por dia, contra as 12 ofertadas anteriormente.
A nova estrutura também permitiu o crescimento do Colégio Sesi Ensino Médio em Guarapuava. Hoje, a escola conta com 11 turmas e um total de 367 alunos, que estudam com uma metodologia inovadora e têm a possibilidade de, junto com o ensino regular, realizar também um curso técnico. O Colégio Sesi está instalado no município desde 2006, quando começou com apenas uma turma de 16 alunos. Além disso, o Sesi também oferece na unidade a Educação Infantil, que conta atualmente com 100 alunos, divididos em seis turmas.