22/08/2023



Saúde

Campanha de vacinação atrasa em 37% das cidades do PR, diz secretaria

A campanha de vacinação contra a gripe, prevista para começar nesta terça feira (22), deve começar só hoje (23), em 149 municípios do Paraná. Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), o atraso foi provocado pela demora do Ministério da Saúde na entrega dos lotes. Com isso, as vacinas só puderem ser encaminhadas às 22 regionais de saúde do estado na quinta-feira (17). Em virtude do feriado prolongado, a Sesa diz que ficou impedida de entregar as vacinas em todos os municípios a tempo do início da campanha nacional.

A Secretaria da Saúde afirma também que todos os municípios que faltavam já foram buscar as doses nas regionais nesta terça feira. O superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz, disse que o atraso não deve ter impactos negativos na campanha dessas cidades. "Conseguimos distribuir rapidamente, e esperamos, com a campanha de mobilização do próximo sábado (26), recuperar as pessoas que poderiam vacinadas hoje”, explica.

Ainda de acordo com ele, depois que o Ministério da Saúde envia as doses para a Secretaria estadual, elas são colocadas em caminhões imuno-biológicos, que carregam outros tipos de medicamentos, e que levam as vacinas para as regionais de saúde. O superintendente reclama que as vacinas deveriam ter sido entregues antes. "Deveríamos ter as doses para distribuir pelo menos 10 dias antes (do início da campanha). O primeiro lote foi entregue três dias úteis antes, e o segundo no último dia útil antes da campanha", diz Sezifredo.

O Ministério da Saúde informou que, em todas as campanhas anuais contra gripe, envia antecipadamente cerca de 60% da quantidade de doses aos estados, e que o restante chega durante a primeira semana. O Ministério também disse que disponibiliza a vacina assim que ela é produzida, e realiza a campanha pouco antes do período de maior circulação da gripe (final de maio a agosto), seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Neste ano, o público-alvo da campanha aumentou, já que as crianças de seis meses até quatro anos devem ser vacinadas. Em 2013, o limite de idade era de dois anos. Gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas com mais de 60 anos, indígenas, presos, doentes crônicos e profissionais da saúde também devem ser vacinados. O objetivo da campanha é imunizar, 80% dos 2,6 milhões de paranaenses aptos a receber as vacinas. A campanha terminará no dia 9 de maio.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo