O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Guilherme Luiz Gomes, anunciou para maio a votação do projeto para a criação da Comarca de Candói. A informação foi repassada pelo presidente ao prefeito e ao vice de Candói, Gelson da Costa e Jeferson Morandi, em audiência na sede do TJ-PR, nessa terça feira (22).
De acordo com o prefeito Gelson da Costa, esta é uma antiga reivindicação da comunidade de Candói e dos municípios próximos. “Atualmente, a população da microrregião tem que se deslocar até Guarapuava para resolver as quetões do Judiciário. Com a criação da Comarca, tudo será facilitado para os moradores da região”, enfatizou o prefeito.
A audiência com o presidente do TJ-PR foi solicitada pelo deputado estadual Bernardo Ribas Carli, que também pediu prioridade no processo de instalação da Comarca de Candói, que já teve parecer favorável da Comissão de Organização e Divisão Judiciária.
O presidente do TJ confirmou que a votação no Órgão Especial deve acontecer já no mês de maio, seguindo depois para apreciação pela Assembleia Legislativa e sanção governamental. Só então devem iniciar os trâmites para instalação no município.
A iniciativa beneficiará cerca de 30 mil habitantes daquela região, já que a análise do TJ inclui municípios como Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu.