Projetos desenvolvidos por cinco municípios paranaenses foram selecionados para a semifinal do Prêmio Nacional Boas Práticas e Gestão de 2014, promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). O Paraná foi o Estado que teve o maior número de trabalhos escolhidos para essa fase do prêmio.
O objetivo da premiação é identificar e disseminar práticas bem sucedidas da assistência social desenvolvidas no país e que contribuam para modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Vinte e sete projetos estão na semifinal, divididos em três categorias e, também, conforme o porte das cidades. Os vencedores do prêmio serão conhecidos durante o XVI Encontro Nacional do Congemas, que acontecerá de 28 a 30 deste mês de abril, em Cuiabá, no Mato Grosso.
“O Prêmio Nacional de Boas Práticas ajuda a disseminar as ações de sucesso realizadas em todo o Brasil. Ter cinco projetos paranaenses entre os melhores do país nos deixa felizes e certifica que o Paraná desenvolve um trabalho criativo, comprometido e que garante a qualidade dos serviços socioassistenciais oferecidos à população”, diz a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
APOIO TÉCNICO
Embora sejam desenvolvidos nos municípios, os projetos paranaenses selecionados contam com o apoio da Secretaria da Família que, por meio de seus escritórios regionais, auxilia todas as secretarias municipais de Assistência Social do Paraná. O Governo do Estado também presta assessoria técnica e cofinancia muitas ações desenvolvidas nos municípios.
O Censo do Sistema Único de Assistência Social comprova que o Paraná é o Estado da Região Sul que mais presta acompanhamento e apoio técnico aos municípios. Nos últimos 12 meses, 90% dos municípios paranaenses receberam visitas dos técnicos da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul menos de 40% dos municípios contaram com o apoio das secretarias estaduais de Assistência Social.
PROJETOS
Os projetos paranaenses selecionados para o prêmio, de acordo com o porte do município, são “Aprimoramento do Suas em Curitiba – estratégias participativas intersetoriais, de Curitiba (categoria metrópole); “Segurança alimentar na cota de alimentos”, de Maringá (grande); e Programa de Atenção Integral à Família (Paif) do catador de materiais recicláveis, de São José dos Pinhais (grande).
Participam ainda o projeto “Eu protejo o adolescente contra a violência”, de Cambé (médio); e “Semente de ressocialização”, desenvolvido em Nova Fátima (pequeno).
O julgamento será feito por especialistas na área de assistência social e levará em conta a eficiência do projeto, relacionando custos e resultados; a qualidade, avaliando o impacto e melhorias para determinado segmento da população; a criatividade; experiência com base nas normativas do Suas; alcance social e o nível de articulação em rede.