A Copel Telecom inicia nesta quinta feira (24) a oferta de internet ultrarrápida por meio de fibras ópticas para clientes residenciais e comerciais de Castro. Para disponibilizar o serviço, a empresa investiu R$ 1 milhão na implantação de uma rede de 78 quilômetros de fibras, que cobrem boa parte da área urbana do município.
Embora grandes empresas do município já contem com as soluções em conectividade da Copel Telecom, a nova rede possibilita oferecer internet em banda extralarga – com velocidades de transmissão de até 100 Mbps (megabits por segundo) – para clientes residenciais e pequenas e médias empresas. "Com a expansão do banda extralarga residencial, queremos atender à demanda reprimida por internet de boa qualidade no interior do Estado, melhorando a competitividade em mercados que hoje contam com poucas alternativas de conexão", explica o diretor da Copel Telecomunicações, Adir Hannouche.
SETE MUNICÍPIOS
Castro será o sétimo município paranaense a contar com esta possibilidade de conexão. O serviço é atualmente oferecido em Curitiba, Pinhais, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Maringá e Irati. "Depois de Castro, nossa meta é levar a banda extralarga a outros 20 municípios até o final de 2014", afirma.
As conexões do serviço oferecido pela Copel Telecom são feitas exclusivamente por meio de fibra óptica, do provedor até a casa do usuário. Pelo site www.copeltelecom.com já é possível saber se a rede de fibra atende a um determinado logradouro – basta informar o CEP. Pelo site também é possível conhecer detalhes do produto e solicitar sua instalação.
CIDADES DIGITAIS
A Copel Telecom está presente em todos os 399 municípios do Paraná, atendidos a partir de uma rede de fibra óptica de mais de 25 mil km. Esta malha digital permite à empresa atuar em três frentes de comercialização de produtos: com soluções de conectividade para clientes corporativos em todo o Estado; com internet residencial entre 20 e 100 Mbps pelo programa BEL Fibra – já existente em 7 cidades do Estado e podendo alcançar outras 20 até o final do ano – e com internet de 1 Mbps para municípios de até 10 mil habitantes dentro do programa Paraná Conectado, com a meta de chegar a 25 cidades em 2014.
"Ao levar infraestrutura de ponta em transmissão de voz e de dados aos cidadãos, às empresas e aos órgãos de administração pública, estamos dando uma contribuição inestimável para um salto no desenvolvimento econômico e social de nosso Estado", afirma Adir.
O dado confirma-se na projeção do Banco Mundial, que relaciona a expansão da conexão em alta velocidade ao incremento da economia regional: cada 10% de rede de banda larga construída equivale a 1,2% de evolução do PIB.