O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aprovou na tarde desta quinta feira (24) a continuidade das obras da PR 459, que liga os municípios de Reserva do Iguaçu e Pinhão. A obra é uma antiga reivindicação dos moradores da região e já foi pauta de diversas manifestações populares.
Há cerca de 10 dias, os prefeitos da Cantuquiriguaçu se reuniram com o governador Beto Richa e a retomada da obra foi um dos assuntos em pauta. O processo estava com o Tribunal de Contas, que estava avaliando a legalidade da continuidade da licitação realizada há cerca de 10 anos e suspensa logo em seguida. O TC avaliava a possibilidade de retomar a mesma licitação ou a necessidade da realização de um novo processo licitatório, o que iria atrasar ainda mais o andamento das obras.
Ontem (23) os prefeitos de Pinhão, Dirceu de Oliveira, e de Reserva do Iguaçu, estiveram em audiência com o governador Beto Richa e novamente colocaram a PR 459 como pauta principal do assunto. A reunião também contou com a participação do presidente da Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni, e dos deputados Artagão Filho e Bernardo Carli.
Hoje, às 15h00, o pleno do TC optou pela continuidade do mesmo processo licitatório.
De acordo com o prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira, a expectativa é que a obra seja retomada tão logo a decisão do pleno do TC seja publicada. “Com a liberação do Tribunal para a continuidade do mesmo processo licitatório e com a disponibilidade dos recursos já garantida através de repasse da Assembléia Legislativa do Paraná, nós acreditamos que as obras devem ser retomadas nos próximos dias”, enfatizou.
ENVOLVIMENTO
Para o prefeito de Pinhão, a finalização da PR 459 vai contribuir diretamente para o desenvolvimento da região. “O trecho atual é praticamente intransitável em dias de chuva. Grande parte de toda a safra da região circula pela rodovia e a conclusão dessa obra vai alavancar ainda mais o desenvolvimento regional”, enfatiza Dirceu.
PR 459
A PR 459 Dois Pinheiros a Reserva do Iguaçu. O trecho de 22 quilômetros custará ao Estado o investimento de R$ 55 milhões e é a maior obra de pavimentação asfáltica do atual governo.
A reivindicação se estende por décadas e envolve também pleitos de outros municípios do Centro Sul do Paraná. A PR 459 é conhecida como o “corredor do milho” por escoar a produção regional e por ligar o centro sul ao sudoeste do Paraná e a Santa Catarina.
O encurtamento da distância entre Guarapuava e Reserva do Iguaçu que, via BR 277, é de 110 quilômetros e por Pinhão, pelo novo acesso, reduz mais de 20 quilômetros, beneficia também o comércio, a indústria e a população em geral.
A pavimentação do trecho da PR 459 vai beneficiar um universo de 100 mil habitantes na região Centro Sul do Paraná.