Pinhão – A Secretaria Municipal de Saúde intensificou os trabalhos de monitoramento do vírus H1N1 (gripe suína), tudo para evitar a propagação da doença. Esta semana foi confirmada a terceira morte no país.
Beraldo do Amaral (foto), funcionário da Vigilância Epidemiológica de Pinhão disse que os dois casos que vinham sendo monitorados no município já foram descartados. O monitoramento ou isolamento no caso de suspeita é por sete dias, passado esse tempo é descartada ou comprovada a doença. Aqui em Pinhão os dois casos foram descartados. Beraldo informou também que não há novos casos suspeitos da doença. Muitas pessoas têm vindo tirar dúvidas, mas não foi registrado nenhum caso suspeito.
Para monitorar o vírus H1N1, a Secretaria tem intensificado as orientações de prevenção e monitorado a circulação de pessoas. Nesta semana, faremos uma triagem em um grupo de atletas que vão disputar uns jogos na cidade de Castro. Ele explicou que nessa triagem, uma equipe da Secretaria de Saúde, anota os nomes e se a pessoa está com sintomas de gripe, depois na volta dos jogos, os atletas passam novamente pela triagem. É importante fazer isso para saber se há algum infectado, e assim, não deixar que essa pessoa saia do município e vice-versa também para evitar que tragam o vírus da outra cidade, informa.
Outra preocupação da Secretaria foi quanto à Universidade do Professor, em Faxinal do Céu, que recebe centenas de pessoas de diversas regiões do Brasil. Fizemos um treinamento com a equipe do Ambulatório local e também encaminhamos à Secretaria do Estado um pedido para que as pessoas que vierem para cá passem por uma triagem em seu local de origem. Em Faxinal, orientamos os motoristas dos ônibus, caso notem que algum passageiro esteja com sintomas de gripe ou tossindo muito, que sejam encaminhados para um local que a gente arrumou para isolamento, onde todos os passageiros passarão pela triagem. Beraldo afirmou que caso venha acontecer a confirmação de algum caso suspeito, a rede de informação é rápida. Todos os funcionários da área da saúde estão orientados para informar a secretaria quando houver suspeita, para agirmos o mais rápido possível, disse.
Para a volta das aulas na semana que vem, a Secretaria está elaborando um folder com as principais ações de prevenção, que serão distribuídos nas escolas. As pessoas devem evitar lugares fechados, e sabemos que as salas de aula, agora no inverno concentram grande quantidade de pessoas aglomeradas, então é preciso ter um cuidado maior.
Outro segmento que preocupa sãos os sacoleiros. Não estamos tendo resposta dos sacoleiros que fazem compras no Paraguai, visto que há casos confirmados no país, esperamos que as pessoas quando forem para lá dobrem os cuidados e que se apresentarem sintomas procurem a secretaria, alertou.
Para Beraldo, apesar de ser inevitável que a doença acabe atingindo pessoas do município, é bom manter a calma. Que as pessoas fiquem tranquilas e procurem não se automedicar. A secretaria está fazendo seu trabalho. Caso aconteça, ninguém vai ficar sem tratamento, além do hospital referência que é o São Vicente em Guarapuava, o Hospital Santa Cruz também é capacitado para receber os pacientes, mas por enquanto está tudo dentro da normalidade. (Fatos do Iguaçu)
Fique atento às recomendações
Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço preferencialmente descartável.
Evitar locais com aglomeração de pessoas.
Evitar o contato direto com pessoas doentes.
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
Não usar medicamentos sem orientação médica.
Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.