22/08/2023
Geral

Guarapuava teve 423 acidentes de trabalho em 2013; 15 pessoas morreram

O número de acidentes de trabalhos que atinge trabalhadores em Guarapuava contribui para as estatísticas paranaense no setor. Se em 2013, 423 pessoas  se acidentaram durante o expediente de trabalho em acidentes;  15 foram a óbito. De acordo com o sindicalista Luis Ciunek,  o total de acidneets no ano passado somou 165 casos, dos quais 48 casos foram provocados por material biológico e afetam os trabalhadores da área da saúde. “São os casos notificados, fora aqueles que não foram informados”.  Os acidentes graves provocaram 15 mortes.

No Paraná,. motoristas de caminhão e pedreiros  são os mais vulneráveis  a acidentes fatais em 2012, ano que registrou 397 falecimentos ligados ao trabalho no estado. Os dados são do DataSUS, segundo declarações de óbito. Em Guarapuava, em 2012, foram registrados 88 casos de acidentes com material biológico, 66 gerados por causas diversas. Onze trabalhadores morreram.

De acordo com a  procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Renée Machado, o Paraná registrou a média diária de uma morte nos últimos anos. "Os números devem ser ainda maiores porque muitos falecimentos acabam não sendo registrados como ligados ao trabalho”.

De acordo com o MPT, do total de mortes  em 2013, a maioria era de homens (397) com idade entre 19 e 39 anos (186). A faixa etária de 39 a 59 também tem representação alarmante (170). Ao mesmo tempo, foram apenas 26 mortes de mulheres no mesmo período.

Maior fiscalização, conscientização das empresas e do próprio trabalhador são fatores que precisam ser trabalhados com mais eficiência para que reduzir esses índices, observa a procuradora.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.