22/08/2023
Cotidiano

Guarapuava entre as 100 melhores cidades para se fazer carreira

imagem-7124

Guarapuava – Das 127 cidades brasileiras analisadas para a pesquisa “As 100 melhores Cidades Para se Fazer Carreira”, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas, Guarapuava ocupa a 97ª posição. A oitava edição da pesquisa considera os municípios mais populosos e com maiores depósitos bancários à vista, ou seja, onde o dinheiro circula em volumes maiores. Depois da triagem que apontou os 127 municípios, eles foram avaliados com base nos seguintes indicadores: educação, vigor econômico e serviços na área de saúde.
De acordo com o professor Moisés Balassiano, da FGV, coordenador do estudo, o item de maior peso é Educação, com a análise do número de pessoas com formação acadêmica, as vagas disponíveis na rede pública, a qualidade de ensino e o número de cursos de graduação, mestrado e doutorado. Além disso, contam também o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo IBGE em 2006.
Em primeiro lugar foi classificada a cidade de São Paulo, sendo que a “prata” ficou com o Rio de Janeiro e o “bronze” com Vitória. Da região Sul, os cincos primeiros colocados são: Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Itajaí e Londrina.
No ranking estão selecionadas sete localidades do Paraná. Curitiba aparece na 10ª colocação geral, seguida de Londrina (24ª), Maringá (30ª), São José dos Pinhais (79ª), Ponta Grossa (87ª) e Guarapuava (97ª). No ano passado, o município ocupava a 99ª posição.
A TRIBUNA entrou em contato com o prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli, através de sua assessoria de comunicação, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
À frente da região Sul
A pesquisa apontou um da-do interessante: graças ao de-sempenho de algumas cida-des nordestinas – como Campina Grande – o Nordeste passou a região Sul em vários indicadores econômicos, a exemplo do consumo. A Consultoria Target aponta que o Nordeste movimentou, em termos de consumo, R$ 317 bilhões, o que significa 18% do total nacional.
A matéria sobre a pesquisa, que foi divulgada na revista Você S.A., aponta que estes indicadores acabaram estimulando grandes grupos a investir nas principais cidades nordestinas e cita a rede Atacadão, que recentemente inaugurou unidade em Campina Grande e que anuncia a contratação de 1.720 pessoas para as suas unidades no Nordeste, o mesmo número previsto para o Sudeste.
Na região Sul, Curitiba (10ª) e Florianópolis (14ª) assistem à expansão da indústria de tecnologia, que atravessou bem a crise em razão da alta demanda do mercado interno. Na capital paranaense, a Positivo Informática, uma das principais fabricantes de computadores do país, ampliou sua produção após um início de ano difícil. Em Floripa, a estimativa é que o faturamento do setor aumente 20% este ano. Já em Porto Alegre (7ª), líder do ranking no Sul, o varejo e a construção civil são os setores mais promissores. Mas há também oportunidades fora das capitais. A gaúcha Lojas Colombo, com unidades nos três estados, vem batendo recordes de vendas.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.