Técnicos da Sanepar participaram nesta quinta feira (8) de uma mesa redonda sobre Infraestrutura Compartilhada, na Conferência Internacional de Energias Inteligentes, em Curitiba.
Tania Pereira Marques e Agostinho Muller falaram sobre o projeto piloto de medição de água, luz e gás, implantado em dez pontos de Curitiba, ao longo da Rua Padre Agostinho, no bairro Champagnat. Nesta primeira etapa do trabalho estão sendo avaliados o modelo e a evolução da automação do serviço a distância. As três empresas usam o mesmo caminho para o envio de dados.
Os dez pontos instalados representam 391 economias ou 1.376 moradores. Nesses locais, a leitura da água continua sendo feita com medidores mecânicos, porém com um sensor acoplado, que envia os dados para a Sanepar.
As informações de pressão e vazão de água chegam de hora em hora e permitem identificar, por exemplo, a existência de um vazamento, como ocorreu em um dos condomínios inseridos no projeto piloto. “Ganha o cliente, que reduz o consumo ao consertar o vazamento, e ganha toda a cidade, que passa a ter um sistema inteligente, com uma melhor utilização e distribuição da água”, diz.
Na segunda etapa dos trabalhos, ainda sem data prevista para iniciar, será ampliado o número de economias envolvidas. Serão 13.763 residenciais e 1.957 comerciais, que representam aproximadamente 55 mil pessoas, da mesma região da cidade.