22/08/2023



Cotidiano

Grupo folclórico de Prudentópolis leva dança e canto à Escola de Governo

imagem-7168

Curitiba – Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, de Prudentópolis, se apresentou, nesta terça-feira (21), no início da Escola de Governo. Vinte integrantes do grupo mostraram duas danças típicas e um número de canto durante, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
Com o prefeito Gilvan Pizzano Agibert e o secretário municipal de Turismo, Luís Xavier, os artistas entregaram para o governador Roberto Requião e o vice-governador Orlando Pessuti cestas de produtos típicos da região. “Sem a menor sombra de dúvida, esse é o melhor grupo folclórico que eu já vi no Paraná”, elogiou o governador.
Segundo o presidente do Vesselka – palavra que em ucraniano significa arco-íris –, Anderson Alexandre Lemos, o conjunto completou, no ano passado, 50 anos. O grupo foi fundado pelo padre Efraim Krevey, atual eparca dos ucranianos católicos no Brasil. Hoje, cerca de 60 crianças, jovens e adultos fazem parte dele.
Lemos contou que o grupo folclórico faz apresentações na cidade da região Centro-Sul do Paraná e em outras localidades. “Neste ano, participamos da abertura de jogos escolares em Salto do Lontra e Manoel Ribas, de um evento em Curitiba e do Salão Nacional do Turismo, no qual fomos um dos três representantes do Estado”, disse.
O presidente do Vesselka adiantou que o próximo compromisso será a estreia de um novo espetáculo na Noite Ucraniana, que será realizada em 8 de agosto, no Centro Social da Paróquia São Josafat, em Prudentópolis. “Também faremos turnê internacional, entre setembro e outubro, com apresentações em Middletown, Ohio, nos Estados Unidos, e também iremos até a Ucrânia”, anunciou Lemos.

(AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo