22/08/2023
Política

Segurança é tema de Audiência Pública em Guarapuava nesta quarta

imagem-71680

* Por Rogério Thomas, com assessoria

A Câmara de Vereadores de Guarapuava realiza nesta quarta feira (14) uma Audiência Pública sobre segurança. O objetivo do evento, que inicia às 20h00, é debater alternativas que melhorem a segurança no Município.

A solenidade contará com a presença de representantes das policias Militar e Civil, Conseg (Conselho Municipal de Segurança de Guarapuava) e da classe comerciária, que farão as explanações iniciais. Durante o evento, a população também poderá se manifestar.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 

Em 2013, a Câmara promoveu outras três Audiências Públicas. Em julho, o tema abordado foi o transporte coletivo público municipal, proposta que desencadeou em um grupo de estudos que discutiu o setor.

No mês de setembro, a discussão foi em torno do Projeto de Lei 11/2013. A proposta visava à troca de embalagens plásticas por ecológicas em todos os estabelecimentos comerciais guarapuavanos. Após o debate entre profissionais da área, técnicos ambientais, vereadores e comunidade, a decisão fora alterar a súmula e a Lei fora sancionada com a seguinte redação, “troca de embalagens plásticas por oxi-biodegradáveis ou biodegradáveis”.

Por fim, no mês de outubro, os vendedores ambulantes buscaram alternativas para a regularização do setor. O encaminhamento proposto foi a formação de uma comissão, que elabora possíveis propostas.

Em 2014, ocorreu nova Audiência Pública, mas sobre o trânsito municipal. A solenidade contou com a presença de representantes de diversas entidades locais, como Ministério Público, Guaratran (Departamento de Trânsito de Guarapuava), 16º Batalhão de Polícia Militar eSurg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), que discutiram alternativas para a melhoriaeminfra-estrutura, educação e segurança no setor. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo