Da redação com assessoria
O início das obras de construção do novo terminal do Aeroporto Adalberto Mendes da Silva, da cidade de Cascavel, está autorizado pela Secretaria de Aviação do Governo Federal. A Autorização n. 01/2014 foi assinada nesta quinta (15), em Brasília, pelo secretário de Aeroportos, Nelson Negreiros Filho, durante audiência com o deputado federal Nelson Padovani (PSC-PR) e o presidente da Companhia de Engenharia de Transporte de Cascavel (Cettrans), Paulo Gorski. Com isso, a empresa responsável pela obra já pode retomar os trabalhos imediatamente.
Na reunião, Padovani agradeceu o empenho da SAC e ressaltou a importância da construção do novo terminal. Segundo ele, o movimento de passageiros no aeroporto vem aumentando num ritmo muito acelerado nos últimos anos. Dados da Cettrans apontam que o número de passageiros, que em 2010 era de pouco mais de 4 mil por mês, em abril deste ano chegou a 23 mil.
Esta obra não é somente uma conquista de Cascavel, é uma conquista do Oeste do Paraná. Porque esse novo terminal de passageiros vai servir exatamente aos trabalhadores, aos empresários, profissionais liberais e toda a população. A aviação civil é hoje um transporte de massa, um transporte popular, e Cascavel merecia e merece essa conquista. O novo terminal poderá atender até 400 mil passageiros por ano. Então, eu quero agradecer a Aviação Civil, que sempre nos atendeu, e a todos os cascavelense pelo apoio, disse Padovani.
Paulo Gorski afirmou que a ampliação do terminal é hoje uma necessidade de Cascavel e de toda a região Oeste. Hoje temos um terminal de aproximadamente 800 m2, e estamos indo para um de 2.500 m2, ou seja, três vezes maior, declarou. Ainda segundo o presidente da Cettrans, além de Cascavel e todo o Oeste, a obra vai atender a municípios de outras regiões, como o Sudoeste, e até municípios do Mato Grosso do Sul. Vamos, enfim, dar uma alternativa ao aeroporto de Foz do Iguaçu, que o único que temos hoje. O novo terminal é uma obra que vai ao encontro das necessidades da nossa região. E nesse sentido temos que ressaltar o trabalho do deputado Padovani, que realmente tem sido muito importante, e também agradecer à Secretaria de Aviação Civil por esse investimento, e ao Governo do Estado pela ajuda, frisou.
De acordo com o secretário de Aeroportos, Nelson Negreiros, o início das obras depende agora do Governo do Estado. A Secretaria da Aviação Civil já autorizou o início das obras. E isto faz parte de um plano de desenvolvimento e atualização dos aeroportos que conta com o apoio integral da Secretaria da Aviação Civil, declarou.