22/08/2023
Cotidiano

Vendas do varejo têm a maior queda para o mês de março desde 2003

As vendas do varejo caíram 1,1% em março deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior, a maior queda já registrada para o mês nesta comparação desde 2003, segundo dados do Sistema Sidra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a fevereiro deste ano, o comércio varejista recuou 0,5%. Apesar disso, o resultado é positivo no fechado do primeiro trimestre – altas de 0,4% em relação aos últimos três meses de 2013 e de 4,5% contra um ano antes.

De acordo com informaçoes do Estadão, um menor ritmo da economia, com menos crédito e inflação alta, além do impacto do calendário de Carnaval no período, são as razões para o fraco desempenho das vendas em março. "Na medida em que as variáveis econômicas e as políticas governamentais vão se comportando diferente e um pouco aquém do que aconteceu em 2013, é natural que o comércio reflita isso", avalia a pesquisadora Aleciana Gusmão, responsável pelos dados.

O resultado foi fortemente influenciado pela queda nas vendas no segmento de supermercados, alimentos e bebidas, que teve queda de 2,8% na comparação com março de 2013. Esse segmento foi afetado pelo calendário, com a realização do carnaval em março, e pela base de comparação alta com 2013, quando, neste mês, houve a Páscoa.

Os demais segmentos que puxaram o indicador para baixo, entretanto, estão associados à piora no cenário econômico. O segmento de tecidos, vestuário e calçados teve queda de 7,3% nas vendas na comparação anual. No segmento de equipamentos e materiais de escritório, que inclui produtos de informática, houve queda de 4,9% nas vendas, influenciadas pela alta dos preços.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.